top of page
Folha branca
Buscar

Os Três Erros do Infoprodutor

Os principais erros dos inforprodutores, na área contábil, são: não abrir um CNPJ, não emitir nota fiscal e não contratar um contador.
Muitos empreendedores iniciam suas atividades por conta própria, sem auxílio de um profissional contábil, e com isso não possuem o conhecimento necessário para tratar toda parte burocrática existente.
O termo “Pagar imposto” causa um arrepio em todos que a ouvem, mas a verdade é que ter um CNPJ pode ser mais vantajoso economicamente, do que empreender apenas como pessoa física.
Ao empreender pensamos apenas na forma de capitar mais ganhos ao longo do tempo, não tendo a preocupação com os impostos que incidem sobre a atividade desempenhada. É preciso ficar atento, porque os valores recebidos precisam ser declarados independentemente se for como pessoa física ou jurídica. E para isso, é importante ter um contador experiente para orientar quais opções são mais viáveis, conforme o perfil da atividade.
O momento exato de ocorrer a mudança, ou seja, deixar de ser apenas pessoa física e abrir um CNPJ, não existe, o momento é único para cada atividade/pessoa, pois precisará analisar valores, enquadramento da atividade e serviço/produto e qual será a melhor opção de regime tributário. Assim não existindo um tempo certo para isso acontecer, tudo precisa ser analisado. A AsseTax acredita que o melhor momento seria quando iniciam a prestação de serviço e os rendimentos começam a aparecer, neste momento, é importante procurar um contador para lhe apresentar as melhores opções. Pois Junto com o profissional contábil, depois de algumas análises de perfil, poderá determinar o momento para ocorrer essa mudança. Portanto a não abertura de um CNPJ, seria o primeiro erro cometido, porque pode prejudicar negociações de contratos futuros e até autuações fiscais.
O outro erro, muito comum, é não emitir nota fiscal na prestação de serviço ou na venda de um produto. Um dos benefícios de emitir nota fiscal é comprovar que a empresa esta pagando seus impostos corretamente, isso passa confiança com todos que estão envolvidas na operação, gerando valor e segurança, inclusive o fisco. A omissão de nota fiscal causam pendências fiscais tanto para pessoa física quanto para quem possui uma empresa aberta (CNPJ), porque o fisco pode entender esta omissão como uma sonegação de impostos.
O terceiro erro, e acredito ser o mais preocupante, é não contratar um contador. O profissional contábil irá esclarecer dúvidas, apontar os melhores caminhos para redução de impostos de forma legal, formaliza o serviço corretamente, com acompanhamento financeiro, planejamento tributário eficiente, consultoria, assessoria atendendo toda a parte burocrática, que são as entregas mensais das obrigações fiscais. Com esta parceria, o infoprodutor não irá cometer mais erros contábeis na esfera municipal, estadual e federal, pois estará seguro com um profissional bem qualificado.
AsseTax é uma empresa contábil pronta para te auxiliar com qualquer dificuldade contábil, fiscal e financeira. Aguardamos seu contato.

Comments


bottom of page